Tipos de Reishi

Reishi-Mushroom

Tipos de Reishi ou Ganoderma

Embora seja por vezes tido como sendo um tipo de cogumelo específico, o ganoderma é na verdade uma extensa família deste amplo mundo dos fungos comestíveis, existindo pelo menos um total de oito dezenas de qualidades diferentes já identificadas.

Cada uma delas possui características bastante semelhantes, encerrando as mesmas e fundamentais propriedades, distanciando-se apenas em termos de constituição (podem ou não ter pé) e paladar.

Desde a descoberta dos primeiros exemplares de ganoderma que surgiu o problema de os classificar dentro do grupo familiar dos ganodermataceae, um espectro de si próprio complexo, mas após a extracção dos seus principais traços únicos foi possível detectar duas secções basilares: uma com chapéu reluzente e outra com um chapéu mais frágil.

No entanto, o rápido avanço tecnológico da ciência veio permitir uma extrapolação mais apurada através do ADN deste tortulho, que agora se pode subdividir concretamente em seis grupos monofiléticos que separam por morfologia os diversos tipos de ganoderma existentes.

A mais conhecida de todas as variedades de ganoderma é sem dúvida o língzhī, também denominado de cogumelo reishi (na Ásia) ou ganoderma lucidum (nome científico).

Esta pequena iguaria tem potencialidades curativas de salutar amplamente reconhecidas pela medicina tradicional chinesa há mais de dois milénios e apesar de não ter sido das primeiras espécies de ganoderma a ser descoberta rapidamente se tornou popular, sendo actualmente consumida por todo o mundo sob as mais diversas formas, especialmente em chá e café.

Fruto das imensas variedades de ganoderma saíram inúmeros produtos derivados para fins medicinais e alimentares, maioritariamente criados a partir do ganoderma lucidum, applanatum, brownii, curtisii, tsugae, zonatum, multipileum e philippii.

Todos estes, assim como os restantes tipos identificados, têm efeitos bastante positivos a nível da saúde de quem os ingere, ajudando a combater problemas de colesterol elevado, pressão arterial, glicemia, entre outros, tudo graças aos benefícios do ganoderma… benefícios esses que podem e devem ser usufruídos.

A crer num poema de Zhang Heng o ganoderma será mesmo utilizado desde a dinastia chinesa Han (206 a.C. – 220 d.C) para o tratamento de fortes dores no peito, pontadas no coração e para melhorar tanto a concentração como a memória. Mais recentemente estudos científicos comprovaram que o consumo deste género de cogumelos diminuiu o grau afectação de certas alergias e reduz o colesterol, vantagens que têm impulsionado globalmente o consumo desta “erva de potência espiritual”.

Reishi Portugal

Anúncios

Publicado em 18 de novembro de 2014, em Estudos, Noticias e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Reishi Ganoderma

Reishi Ganoderma Lucidum

reishiportugal

Levando os tesouros da terra às pessoas do mundo

%d blogueiros gostam disto: